-
Arquitetos: Arq2g arquitectura
- Área: 50 m²
- Ano: 2013
Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta habitação responde a um programa de reconstrução devido ao incêndio ocorrido em Valparaíso em 2013.
As plataformas ou terraços das habitações atingidas, são o espaço minimo que resta para implantar uma residência. Além disso, esta casa é para um casal de idosos, portanto, a casa deveria ter o acesso o mais próximo do nível de entrada, que é superior.
A residência ocupa as duas primeiras plataformas do terreno, a uma cota de -3 metros do nível da rua. Desta maneira, os apoios da residência respondem à necessidade de sustentar as plataformas existentes, onde a residência avança para o vazio da ladeira deste enorme e natural barranco.
Mesmo assim, a relação natureza / residência ocorre através do contraste entre uma volumetria geometricamente racional em oposição às formas orgânicas naturais próprias da periferia de Valparaíso.
A residência está composta por uma estrutura de aço que conforma a base. Esta estrutura "não" é em balanço, mas sim, é a habitabilidade completa que faz parte do vazio. O resto da casa é conformada por uma base de estrutura de madeira, que dá forma a um habitáculo que cria uma continuidade em sua forma, integrando entradas zenitais de luz e aproveitando as belas vistas que o lugar o possui.